Conheça o Android - Rafael de Paula

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Tecnologia

Conheça o Android

rafaelpaula
Escrito por rafaelpaula em junho 12, 2019
Conheça o Android
Participe Da Minha Comunidade Exclusiva

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre negócios digitais

Desenvolvido sob a liderança e iniciativa do Google Inc., o Android é um sistema operacional criado para dispositivos móveis, baseado na tecnologia kernel Linux V2.6. Contudo, o potencial do Android se tornou muito maior do que se esperava, e isso faz com que o sistema possa atender a outras demandas além dos dispositivos móveis. Neste post vamos descobrir o que é o Android e como essa ferramenta pode atender às expectativas dos usuários de tecnologia:

Como surgiu

Lançado em setembro de 2008, o Android ganhou espaço no mercado por ter uma relação de custo versus benefício para implementação e suporte muito melhor do que outras plataformas. A plataforma do Android é mais flexível, aberta e de fácil migração para outros dispositivos e tecnologias.

Ciente de que o produto seria um sucesso, o Open Handset Alliance, grupo de 33 empresas, lideradas pelo Google, registrou o Android como uma plataforma Open Source, ou seja, aberta para que qualquer profissional de tecnologia possa modificá-la e adquiri-la. Como previsto, o Android se tornou um sucesso mundial e hoje está presente na maioria dos celulares do mercado.

Como funciona

A variedade de recursos deste sistema é impressionante e possibilita que qualquer pessoa crie aplicativos. As vantagens do Android tornam-no um sistema operacional mais amigável: opções de conectividade por Wi-Fi, Bluetooth e Wireless; link para o Google Maps, suporte de geolocalização por meio de GPS integrado e banco de dados SQLite entre outros.

Os aplicativos criados pela plataforma Android são salvos em Java e executados por uma máquina chamada Dalvik Virtual Machine, que também é um software livre que pode ser manipulado por qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre a tecnologia. Distribuídos em formato binário, os programas criados pelo Android podem ser executados em qualquer dispositivo, independentemente do processador.

Como criar aplicativos Android

Para criar aplicativos Android, você deve primeiro fazer o download do Android SDK, do Eclipse e do ADT do plugin. Estas ferramentas são compatíveis tanto com produtos Microsoft quanto Mac OS X e Linux. Depois de ter tudo instalado, é hora de brincar os com códigos e criar o que você tem em mente.

As vantagens do Android

Widgets: o Android possui uma gama enorme de widgets, que podem ser utilizados na criação de aplicativos, tornando-os únicos e atraentes.

Layout: o layout do Android pode ser customizado de acordo com a sua preferência, alinhando os ícones de funções da maneira que mais atenda as suas necessidades.

Mensagens: com um sistema simples e de fácil usabilidade, o Android troca mensagens instantâneas com maior rapidez e ainda possui integração com o Hangout do Google.

Notificações: claras e objetivas, as notificações do Android não atrapalham e podem ser classificadas de acordo com a importância.

Adaptabilidade: preparado para as nuances do mercado, o Android é compatível com telas maiores, aumentando as possibilidades de utilização pelo usuário.

Flexibilidade: o Android pode ser adaptado para qualquer dispositivo do mercado, por isso se tornou a maior e melhor solução neste segmento.

Open Source: uma plataforma aberta e gratuita, que pode ser customizada sempre que necessário.

Deter mais de 80% do mercado de sistemas operacionais para celulares e outros dispositivos mobile requer um conhecimento profundo sobre a tecnologia e também sobre as necessidades dos usuários e a Open Hanset Alliance conseguiu cumprir essa tarefa muito bem.

Não deixe de pesquisar mais sobre o tema, você vai se surpreender com as possibilidades que o Android tem a oferecer! Se você ficou com alguma dúvida deixe o seu comentário!

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sala com espaço limitado

Os Segredos dos Produtos Digitais que vendem todos os dias

Sala com espaço limitado